Bem-vindo

 
 
 
 
 Busca
 
 
Notícias
 





 


PORTER CABLE PATROCINA PROJETO INOVADOR NA PRODUÇÃO DE CARROS

Harmon Splinter, o primeiro e único carro de madeira será construído com ferramentas Porter Cable

A necessidade por carros mais resistentes, econômicos e leves tem feito com que a indústria se mobilize em buscar novas formas de produção e até mesmo novos materiais para o desenvolvimento de veículos. Por este motivo, a universidade americana North Carolina State University está colocando em prática um dos mais audaciosos projetos do mercado automotivo: um carro de alta performance feito todo de madeira. O Harmon Splinter, nome pelo qual foi batizado, deve ser dirigido pela primeira vez até o final de 2008.


O Splinter, desenhado por Joe Harmon, tem design moderno e o motor e chassi serão confeccionados, quase que na totalidade, em compensado de madeira com resinas já usadas atualmente por na fabricação de automóveis. O carro, que contraria tudo que já foi visto até hoje no mercado, foi projetado para não ultrapassar os 1.100 Kg.


O projeto universitário conta com o patrocínio da Porter Cable, especializada em ferramentas eletropneumáticas, e pela Delta, ambas marcas da Black & Decker. As empresas são as fornecedoras exclusivas de ferramentas deste empreendimento, dada a especificidade e a necessidade de equipamentos que atendam à demanda de uma iniciativa deste nível. Já que os desenvolvedores contam com a precisão e a qualidade dos produtos Porter Cable/Delta, podem dedicar mais tempo ao aperfeiçoamento do design e de outros detalhes técnicos.

“Este é um projeto universitário em que estamos apenas explorando materiais, aprendendo, ensinando, compartilhando idéias e estimulando a criatividade”, afirma Harmon em seu site. “Estamos construindo um supercarro de motor central e alta performance, feito de compensados, como trabalho de conclusão de curso. A madeira será usada sempre que possível, incluindo o chassi, carroceria e grande parte das peças da suspensão e das rodas”, completa ele.

É possível acompanhar a montagem do carro pelo site de Harmon (www.joeharmondesign.com). Além dele, existe também um blog que informa as últimas atualizações feitas no Splinter (joeharmon.blogspot.com). O novo automóvel deve ser exposto em uma feira de trabalhos com madeira em Atlanta, em agosto de 2008, mas ainda não será funcional.
 

 
Copyright© Porter-Cable Brasil - 2019 Política de Privacidade